Translate

quinta-feira, 9 de julho de 2009

M.M.D.C- (9 de JULHO 1932-REV CONSTITUCIONALISTA)Que tal ,darmos de vez em quando uma olhada na História do nosso país?


HISTÓRICO
Em 1932, o Brasil estava vivendo um período da ditadura varguista em que o país se encontrava sem uma Constituição que formasse uma identidade nacional. Não havia Congresso Nacional, assembléia legislativa nem câmaras municipais.
Contra isso a sociedade paulista começou a se organizar e os estudantes paulistas prepararam uma série de manifestações contra Getúlio Vargas que eclodiram pela capital paulista, em um clima crescente de revolta no dia 23 de maio daquele ano.
Um grupo tentou invadir a Liga Revolucionária - organização favorável ao regime e que ficava situada nas proximidades da praça da República.
Os governistas resistiram com armas e acabaram matando os jovens:
Mário Martins de Almeida
Euclides Miragaia
Dráusio Marcondes de Sousa
Antônio Camargo de Andrade.
As iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo serviram para formar a sigla MMDC que passou a representar uma organização civil clandestina, que, entre outras atividades, oferecia treinamento militar.
A esse episódio seguiu-se uma intensa campanha de alistamento voluntário, a 10 de julho, em diversos postos distribuídos pelo estado e veio a culminar com a Revolução Constitucionalista de 1932

Nenhum comentário:

Postar um comentário